Resenha
Na palestra podemos ter uma breve noção, de como direito pode ser representado no nosso dia a dia. Foi adquirido noções básicas de como pode-se prosseguir depois de formados pois é um curso que tem um vasto mercado de trabalho.
Caren Machado Medeiros é uma advogada esplendida na área privada que também atua na magistério na Unoesc.
João Coutinho é defensor público mas antes de optar pela defensoria pública era advogado na rede privada, natural do Rio de Janeiro atua no momento em Chapecó.
A Doutora Caren que foi uma das palestrantes que colocou em destaque a importância da Constituição que é a lei maior, a lei fundamental e suprema de um Estado. Seu conteúdo atinge a estruturação do Estado, a formação dos poderes públicos, forma de governo, aquisição do poder, distribuição de competências, direitos, garantias e deveres dos cidadãos. Porém tem muitas falhas a prova disso é que a lei tem pesos diferentes conforme a condição financeira, que o cidadão apresenta.
O Estado, dividiu suas funções em três poderes: um para legislar, um para administrar e outro para julgar. Criou também outras funções que não chegaram ao status de 'Poder' do Estado, mas que se apresentam como essenciais, indispensáveis à Justiça. São eles: o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Advogado, funções essas que estão previstas constitucionalmente.
A Defensoria Pública é instituição temporária e indispensável ao bom funcionamento da Justiça, pois vem assegurar o acesso dos mais necessitados à prestação jurisdicional. Há outras formas de se incrementar esse acesso, como o modelo dativa, em que os advogados privados se dispunham a defender os carentes gratuitamente é uma espécie de convenio em que o estado paga o advogado. Enfim, pode-se afirmar que a Defensoria Pública é órgão incrementador da Democracia, pois garante a todos que vivem em um Estado Democrático de Direito o pleno acesso a uma das tantas