Ethernet
E-mail: ldm.leandrodaniel@gmail.com
O padrão de rede ethernet
Tanto a Internet quanto o ATM foram criados para redes geograficamente distribuídas. No entanto, muitas empresas, universidades e outras organizações tem grandes números de computadores que devem estar conectados. Essa necessidade deu origem a rede local mais popular, a Ethernet.
O padrão ethernet surgiu na década de 70 e desde então vem sedo o padrão de rede mais usado, embora este padrão não tenha a mesma qualidade de outros padrões como ATM, com a rede ethernet fica mais fácil encontrar mão de obra qualificada por ter sido a primeira rede a ser criada isso ajudou a baratear os custos de instalação.
A Ethernet continuou a se desenvolver e ainda esta em desenvolvimento. Surgiram novas versões a 100 Mbps, 1000 Mbps e a velocidades ainda mais altas. O cabeamento também melhorou, e foram acrescentados recursos de comutação e outras características.
Houve uma guerra entre Ethernet, token bus (barramento de símbolos) e token ring (anel de símbolos), e a Ethernet venceu, principalmente porque surgiu primeiro e seus adversários não eram tão bons quanto ela.
Muitas vezes a melhoria que seus adversários faziam eram aumentar a velocidade de transmissão de dados, mas isso foi algo que com o aprimoramento da rede ela sempre se sobre saia sobre seus adversários com novas velocidades, ainda mais rápidas que seus concorrentes.
O padrão ethernet ainda esta em uso e provavelmente continuara por muito mais tempo devido a seu baixo custo e facilidade na hora de implementação, pelo menos ate encontrar um adversário tão bom quanto ela.
Bibliografia:
Livro Redes de Computadores
Autor: Andrew S. Tanenbaum