modo de produção
No entanto, as forças produtivas só podem se desenvolver até certo ponto, pois, ao atingirem um estádio por demais avançado, entram em contradição com as antigas relações de produção, que se tornam inadequadas. Surgem então as divergências e a necessidade de uma nova divisão de trabalho. A contradição aparece como luta de classes.
- LUTA DE CLASSES: Nas sociedades primitivas, os homens se unem para enfrentar os desafios da natureza hostil e dos animais ferozes. Os meios de produção, as áreas de caça, assim como os produtos, são propriedades comuns, isto é, pertencem a toda a sociedade (comuna primitiva). A base econômica determina certa maneira de pensar peculiar, em que não há sentimento de posse, uma vez que não existe propriedade privada.
O modo de produção patriarcal surge quando o homem inicia a domesticação de animais, desenvolve a agricultura graças ao uso dos instrumentos de metal e fabrica vasilhas de barro, o que possibilita fazer reservas. Com isso aparece um tipo específico de propriedade da família onde a autoridade era patriarcal.
O modo de produção escravista decorre do aumento da produção além do necessário para a subsistência, assim é necessário novas forças de trabalho dando origem aos escravos dando origem a primeira forma de exploração humana.
O modo de produção Feudal surge na Idade Média como resultado da contradição instaurada pelo regime escravista. A base econômica passou a ser a propriedade de produção feudal. O servo trabalhava um tempo para si e outro para o senhor, e além disso, tinha que pagar impostos pelo uso comum de equipamentos como por