Relatório de química analítica
Relatório das atividades práticas sobre soluções eletrolíticas e reações iônicas, ministrada pelo professor André Lavorante no laboratório de química da UFRPE, onde foram feitas alguma misturas com sais, ácidos, e metais, tendo como finalidade a constatação de reações, sua capacidade de conduzir energia e de se dissociar ionicamente.
Introdução
Eletrólitos são soluções capazes de conduzir a passagem de elétrons, os eletrólitos podem ser separados de acordo com sua força:
Eletrólitos Fortes: O soluto presente está totalmente dissociado, ou seja, eles praticamente não interferem na passagem de íons conduzindo eletricidade livremente.
Eletrólitos Fracos: Eles conduzem uma pequena parte da corrente, transmitindo assim uma corrente fraca.
Não-eletrólitos: Eles não permitem que os íons atravessem, assim não transmite a corrente.
Dissolução e Dissociação
Dissolução é a capacidade de um soluto e um solvente de se misturarem.
Dissociação é o ato de separar os compostos iônicos dando origem a mais íons.
A teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius afirma que quando uma substancia se dissolve em agua, divide-se em partículas cada vez menores, onde algumas vezes a divisão para e a solução não conduz corrente, porém, há casos em que a divisão vai mais além e se dividem em cargas ainda menores, transformando-se em íons que conduzem a corrente.
Reações químicas são transformações que ocorrem nas substancias ocorrendo através das quebras das ligações entre os átomos e as moléculas, sendo restabelecidas de outra maneira. A ocorrência de uma reação química pode ser identificada através da liberação de gás, da mudança de cor e da formação de precipitado.
Equações químicas são as formas de representar as reações químicas, já as equações iônicas são as equações químicas em íons.
Materiais e reagentes
07 béqueres de 150 mL
08 tubos de ensaio
01 estante para tubos de ensaio
Circuito de lâmpadas AC, 12V para estimar condutâncias