Modernismo
CAMPUS TERESINA CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
O MODERNISMO NO BRASIL
* Marco inicial : Semana de Arte Moderna (13 e 18 de fevereiro de 1922), no Teatro Municipal de S. Paulo. contou com apresentação de conferências, leitura de poemas, dança e música. * Participantes: artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. * O Grupo dos Cinco: Tarsila do Amaral e Anita Malfatti; Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia; * Outros participantes: Manuel Bandeira, Di Cavalcanti, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, entre muitos outros.
Projeto literário do Movimento * Ridicularizar o parnasianismo, movimento artístico em voga na época que cultivava uma poesia formal. Propor uma renovação radical na linguagem e nos formatos, marcando a ruptura definitiva com a arte tradicional. romper as regras preestabelecidas na cultura. * Na Semana de Arte Moderna foram apresentados quadros, obras literárias e recitais inspirados em técnicas da vanguarda européia, como o dadaísmo, o futurismo, o expressionismo e o surrealismo, misturados a temas brasileiros. * Os participantes da Semana de 1922 causaram enorme polêmica na época. Sua influência sobre as artes atravessou todo o século XX e pode ser entendida até hoje.
A PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO
Projeto literário da primeira geração * Reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; * Promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; * Eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros.
Fatos mais importantes do Movimento * Publicação da revista Klaxon, lançada para dar continuidade ao processo de divulgação das ideias modernistas, e o lançamento de quatro movimentos culturais: o Pau-Brasil, o Verde-Amarelismo, a Antropofagia e a Anta.
Movimentos culturais * O movimento