modernismo
A linguagem da modernidade na literatura portuguesa
Mogi das Cruzes, 15 de maio de 2013.
E.E. Francisco Ferreira Lopes
A linguagem da modernidade na literatura portuguesa
Trabalho apresentado pela aluna Larissa Alves, para obtenção de nota no 2º bimestre na disciplina de português.
Mogi das Cruzes, 15 de maio de 2013.
Introdução
Dentre todos os movimentos literários ocorridos, destaca-se o Modernismo por ser o primeiro movimento literário realizado no Brasil com características e poetas brasileiros com grande destaque. Após a semana da arte moderna de 1922, em meio a outras artes, a literatura brasileira ganhou forma, abandonando estéticas e modelos europeus e estabelecendo crítica, patriotismo e novos conceitos. Novos nomes foram revelados, brasileiros falando sobre o Brasil, fortalecendo desde as raízes até as crônicas cotidianas.
Biografias
Fernando Pessoa
Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu, na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.Fernando Pessoa foi morar, ainda na infância, na cidade de Durban (África do Sul), onde seu pai tornou-se cônsul. Neste país teve contato com a língua e literatura inglesa. Adulto, Fernando Pessoa trabalhou como tradutor técnico, publicando seus primeiro poemas em inglês.
Em 1905, retornou sozinho para Lisboa e, no ano seguinte, matriculou-se no Curso Superior de Letras. Porém, abandou o curso um ano depois. Pessoa passou a ter contato mais efetivo com a literatura portuguesa, principalmente Padre Antônio Vieira e Cesário Verde. Foi também influenciado pelos estudos filosóficos de Nietzsche e Schopenhauer. Recebeu também influências do simbolismo francês. Em 1912, começou suas atividades como ensaísta e crítico literário, na revista Águia.
A saúde do poeta português