modernismo
O Modernismo, especialmente em sua primeira geração, é o primeiro movimento artístico que não corresponde a um transplante de tendências ideológico-artísticas a terras brasileiras. Contudo, em sua gênese, os artistas que compunham a linha de frente desse movimento beberam amplamente em fontes das Vanguardas Artísticas Europeias do início do séc. XX: o Expressionismo (1905), o Cubismo (1907), o Futurismo (1909), o Dadaísmo (1916) e o Surrealismo (1924).
A pintora Anita Malfatti, em sua exposição de 1917, apresenta em São Paulo uma pintura que incorpora, para além do Impressionismo de fins do séc. XIX, traços evidenciados de dialógo com o contexto geral de inovação das Vanguardas. Sua exposição recebeu severa crítica de Monteiro Lobato, expoente literário, em seu artigo Paranoia ou Mistificação?, do qual citamos um breve trecho:
Educação
literatura
Movimentos Literários
Modernismo Modernismo
--------------------------------------------------------------------------------
período: Século XX
Tweetar publicidade
Antecedentes e contexto histórico O movimento Modernista é uma referência ao projeto estético que conduziu o fazer artístico nas artes brasileiras, especialmente na primeira metade do séc. XX, com amplas repercussões que nos alcançam contemporaneamente. Habitualmente, o movimento é dividido em três grandes momentos, delimitados cronologicamente e, cada um, com sua linhagem de escritores.
O Modernismo, especialmente em sua primeira geração, é o primeiro movimento artístico que não corresponde a um transplante de tendências ideológico-artísticas a terras brasileiras. Contudo, em sua