Modernismo
O modernismo se contextualizou historicamente na crise econômica, revolta tenentista, fundação do partido comunista, São Paulo como centro econômico e cultural e a semana de arte moderna.
A Semana de Arte Moderna foi um marco do modernismo no Brasil, ela entrou para dar uma mudada no panorama cultural brasileiro, digamos que foi o rompimento, do acadêmico, rompimento com as estruturas do passado, busca do original/polemico, busca de uma linguagem brasileira, nacionalismo, liberdade formal, parodia/humor, cotidiano, espaço urbano, uma independência cultural, uma nova visão do fazer artístico no Brasil. Está semana que também é conhecida como Semana de 22, afetou os padrões estéticos da época, marcando o desenvolvimento do modernismo e também marcando profundamente a arte contemporânea nacional. Essa semana foi muito relevante porque como qualquer outro movimento inovador provocou rejeições afetou e abalou as estruturas daquela época, mas a sua mensagem era bem objetiva: queriam que os valores estéticos do século XIX que marcavam profundamente a cultura brasileira naquele momento precisavam ser superados!
Com a semana de arte moderna surgiu à burguesia industrial, principalmente em São Paulo, aumentou o número de imigrantes europeus, e o descontentamento da burguesia industrial com a política voltada para a produção e exportação de café, é interessante contextualiza historicamente também que a semana estourou em um ano profundamente agitado na historia brasileira, o Brasil ainda vivia a época da republica velha, pra se mais preciso era a época do café com leite. A semana de 22 é apenas uma data, foi um marco, porque na verdade ela relata fatos que já ocorriam antes, e é ai que entram as vanguardas.
Vanguarda significa "movimento de frente", Oswald em 1922 apos um passeio na Europa retorna ao Brasil e trás as ideologias vanguardistas, tivemos varias vanguardas européias, mas apenas 5 se destacam: futurismo, dadaísmo, expressionismo, cubismo e