Modernismo No Brasil Desenvolvimento
No século XX iniciou o modernismo brasileiro, movimento cultural que teve efeito sobre a sociedade brasileira e os artistas, aparece em oposição às formas clássicas, principalmente no campo da literatura e das artes plásticas. Podemos dividir o Modernismo Brasileiro em três fase: a primeira fase que foi o oposto dos acontecimentos anteriores, a segunda que gerou romancistas e poetas e a terceira que foi conhecida como Pós-Modernismo. E nesse trabalho vamos falar um pouco sobre o Modernismo no Brasil e sobre Mario de Andrade.
Modernismo no Brasil
O modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar da força do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti, recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.
A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930), esta