Trabalho Modernismo Correto
Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo
CAMYLLA FELIX SOARES
JARU – RO
2015
CAMYLLA FELIX SOARES
Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo Trabalho elaborado com objetivo de adquirir nota parcial na disciplina de Língua Portuguesa, sob auxílio da professora Poliana, na escola Capitão Sílvio de Farias.
JARU-RO
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado as características e os contextos históricos do Pré-Modernismo, Modernismo e Pós-Modernismo. O modernismo brasileiro foi um movimento influenciado pela Vanguarda Europeia e também pelo modernismo português. Didaticamente, tem início em 1922, com a famosa Semana da Arte Moderna, organizada por vários artistas e patrocinada pela elite paulista. Inclui uma série de mudanças no âmbito das artes e da literatura, rompendo com as formas estéticas e estilísticas tradicionais.
1- Pré-modernismo (1902-1922)
Ocorreu no momento em que o Brasil vivia a política do café-com-leite e a economia era totalmente dominada pelos cafeicultores. Havia, no período, várias agitações e revoltas sociais. Uma delas, foi a Revolta de Canudos, que influenciou Euclides da Cunha a publicar a obra ‘’Os Sertões’’. Nesse contexto histórico, surgiu o pré-modernismo. Não deve ser encarado como fase, já que não foi nenhuma ação organizada e nem um movimento. Ele não constitui escola literária, porem apresenta individualidades bastante fortes e muitas vezes antagônicas.
Entre as principais características deste movimento, estão a ruptura com o academicismo, com o passado e com a linguagem parnasiana, o uso de linguagem coloquial, a exposição da realidade social brasileira, regionalismo e nacionalismo, marginalidade dos personagens (por ex.: o sertanejo, o caipira, o mulato) e as temáticas envolvendo fatos históricos, políticos, econômicos e sociais.
Os autores de maior destaque desse período foram: Augusto dos Anjos, Rodrigues de Abreu e Juó