Sociologia
CCHC: - Sociologia
Disciplina: Sociologia Geral
Prof.: Carlos Roberto Winckler
Alunas: Arieli Gasparin e Alexandra Rech
AVALIAÇÃO
Bloco A
1. Explique a importância da revolução industrial no capitalismo ao surgimento da sociologia como disciplina científica.
O surgimento da sociologia se deve, principalmente, a mudança dos modos de vida tradicionais do século XVIII. Os pioneiros da sociologia tentaram compreender a emergência e consequências potenciais da Revolução Industrial. As transformações sociais e econômicas da época e o surgimento da indústria ocasionaram uma imensa emigração e êxodo rural, causando uma rápida expansão de áreas urbanas e criando novas formas de relações sociais. Com tantas mudanças drásticas e dramáticas os sociólogos surgiram para responder questões do tipo - o que é natureza humana? Como é que as sociedades mudam? - as mesmas que os sociólogos tentam responder até hoje.
2. Como Weber define a ação social. Quais as diferenças entre a definição de ação social, de Weber, e a de fato social em Durkheim? Comente.
Para Weber, quanto ação social: as ideias, valores e crenças do indivíduo possuíam força e poder para criar transformações. Em sua concepção a sociedade era formada por uma complexa interação de ações dependendo inteiramente do indivíduo.
Para Durkheim os fatos sociais caracterizam a sociedade como mais do que simplesmente as ações e os interesses individuais, são formados pelos meios de agir, pensar ou sentir que são externos ao indivíduo. Os fatos sociais exercem um poder coercitivo a humanidade, podendo forçar a sua ação de diversas formas.
Já para Weber, a visão das ações sociais são o contrário dos fatos sociais. Define-se resumidamente como o indivíduo possui a habilidade de agir livremente e de moldar o próprio futuro.
Os pontos de vista são muito extremos, para Weber o "tudo" como opiniões e ideias particulares influenciam, são essas as forças ocultas por trás das mudanças. E