Desenvolvimento do modernismo no brasil
Fundamentos de Arquitetura
Introdução
Nesse trabalha vamos apresentar a casa de Oscar Niemeyer, a Casa das Canoas, sem dúvida alguma a obra-prima de Niemeyer no setor da aplicação da forma livre. Como veremos essa casa possui várias características e marca um ponto crucial na carreira do arquiteto.
Construída em um oásis perdido em plena natureza tropical no bairro da Gávea no Rio de Janeiro. A casa fica dentro de um terreno rodeado pela floresta da Tijuca uma das caracterizas importantes nessa obra e a integração que o arquiteto faz da construção com a natureza, a casa foi elaborada de cima de para baixo tendo em vista que o terreno é um declive, Niemeyer aproveitou deste terreno para criar uma casa que falsamente nos dá a impressão de ter apenas um pavimento quando na verdade ao adentrar a casa vemos que o andar superior é um local de convivência, ou seja, onde fica a sala de estar e a copa-cozinha, enquanto o andar inferior abriga os dormitórios. Três princípios foram abordados pelo arquiteto na elaboração e construção da casa: Neutralização dos lados negativos do relevo e utilização de suas vantagens, manutenção máxima da admirável vista para o mar logo abaixo, respeito integral ao local.
Para melhor entendimento da obra veremos a seguir o contexto em que se desenvolveu a arquitetura moderna brasileira, e qual o papel de Oscar Niemeyer nessa transformação.
Desenvolvimento do movimento Modernista no Brasil
Para entendermos o movimento modernista brasileiro temos que ter em mente algumas características da arquitetura que se desenvolveram no Brasil, uma delas é a extensão geográfica do Brasil, pegando um mapa da América do Sul facilmente percebemos que o território brasileiro é muito grande com 8.514.000 Km, contendo relevos, climas e vegetações diferentes ao longo de todo o território. O relevo implica diretamente nos meios construtivos tendo em vista que grande