Modernismo na prosa
Diretor: Cícero Alves Professora: Marinalva S. Sousa
Disciplina: Literatura
Nome: Francisco de Assis Ferreira Silva nº 15 Série: 3ª Turma: D
Trabalho de Literatura
Modernismo na prosa – Terceiro Tempo Modernista (1945 -2011)
Marabá-PA, 25 de janeiro de 2011
Apresentação;
O Trabalho de Literatura a seguir tem o objetivo de, mesmo de forma leiga e iniciante na arte literária, demonstrar, o contexto histórico do Brasil em meados do século XX, época em que o modernismo se destacou, principalmente com os escritores, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector e Guimarães Rosa, apresentaremos características de suas obras e como foi ou como é a vida desses belíssimos autores.
Foram usados alguns métodos de busca para a melhor compreensão do que se passava neste período pós segunda guerra mundial, como livros, revistas e a internet. Observamos que, a maioria dos acontecimentos está diretamente relacionado à segunda guerra mundial, mais do que imaginamos ou sabemos.
Contexto Histórico
Após o final da Segunda Guerra Mundial, esperava-se uma onda de otimismo por parte dos mais estudados e principalmente por aqueles que sempre governaram seus países, pois acabara uma grande guerra, uma luta sem fim, de grandes remossos, de grandes injustiças, mas não foi bem assim. Em 1945 a democracia dava as caras no Brasil com a saída de Getúlio Vargas, porém 05 anos mais tarde o mesmo volta à presidência, trazendo de volta a ditadura militar. Com o seu suicídio e com a posse do então presidente Juscelino Kubistcheck, dá-se inicio ao despertar das mensagens em letras “confusas” e fantásticas, o além-real, onde entra a literatura fazendo aquilo que está por trás da realidade aparente, e que nem sempre