Staphylococcus aureus: visitando uma cepa de importância hospitalar
Identificação: as cepas de S. aureus crescem em meios comuns, caldo ou ágar simples, placas de ágar sangue, ágar manitol-sal.
Características: apresentam-se em cocos gram positivos, produtoras de catalase, imóveis, não-esporulados
b) Descreva as possíveis fontes de infecção e a sua patogenia.
O S. aureus é encontrado nas fossas nasais ou na pele podendo a partir desses sítios alcançar outra regiões da pele e das mucosas.
Com as narinas colonizadas, o individuo contamina as próprias mãos e passa a ser veiculo de transferência da bactéria no mecanismo de infecções por contato. Assim, principalmente em hospitais, o hospedeiro assintomático pode ser um paciente, um visitante, ou mesmo um profissional da saúde.
Seu mecanismo de invasão se dá à aderência na pele ou mucosa, em seguida, o rompimento da barreiras do epitélio .
c) Descreva como ocorre a resistência do Staphylococcus aureus aos antibióticos.
A resistência aos antibióticos ocorre por mutações em seus genes, gerando uma alteração no sitio de ação do antibiótico, e também por aquisição de genes de resistência que freqüentemente envolve a inativação ou a destruição da droga.
d) Descreva as possíveis medidas profiláticas para diminuir as infecções hospitalares por Staphylococcus aureus:
Devem-se adotar medidas que levem a redução do risco de desenvolvimento das cepas resistentes aliando um tratamento criterioso com a orientação no sentido em que os pacientes cumpram a posologia da droga e o tempo do tratamento estabelecido na sua totalidade, e também autoridades responsáveis pelo controle da saúde publica devem assumir medidas que ofereçam condições sanitárias apropriadas e nos investimentos em pesquisas cientificas que visem a descoberta de novos e mais eficientes antibióticos, quimioterápicos e vacinas.
2ª QUESTÃO: Pesquise e descreva o mecanismo de ação dos antibacterianos, dando exemplos:
a)