Modernidade e a sociedade de consumo
Introdução ao pensamento contemporanêo
Modernidade e sociedade de consumo
Modernidade e sociedade de consumo
Índice
* Modernidade
* Pilares * Períodos do Capitalismo * Pós- Modernidade
* Sociedade de Consumo
* Definição * Origem * Visão actual * Óptica Filosófica de Freud
Introdução
No âmbito da disciplina de Introdução ao Pensamento Contemporâneo efectuamos um trabalho de grupo que nos levou a uma pesquisa aprofundada sobre a relação entre a Modernidade e a Sociedade de Consumo.
A Modernidade
Séc. XVIII surge a era da modernidade para uns, entendida como um ideário ou visão de mundo relacionada com a ruptura com a tradição herdada, para outros uma ciência que passa a dominar a religião levando a acreditar na autodeterminação.
Nesta era contemporânea quando a religião deixa de ter tanta importância e a ciência passa a dominar a religião levando a acreditar não autodeterminação. O individuo deixou de ser crente para a sua religião ou seja deixou de acreditar num Deus. Ou seja a essência do dever ligado á igreja e ao pré-determinismo deixou de ser valido, dando mais valor a ciência e á tecnologia.
Projecto socio-cultural da modernidade, surgido no séc. XVI ate finas do séc. XVIII assenta-se essencialmente em dois pilares. Pilares esses baseados em 3 princípios e 3 logicas da racionalidade.
Pilar da Regulação Pilar da Emancipação
Estado Ética/Direito
Mercado Ciência/Técnica
Comunidade Estético-expressiva
O objectivo destes pilares era a sua vinculação como caracterização de objectivos práticos de