Modelos Organizacionais
Gestão e Ética Organizacional
Os novos modelos organizacionais
O mundo se tornou um mundo de organizações, nascemos, crescemos, estudamos, aprendemos, trabalhamos, compramos e morremos em uma organização. Muitos colaboradores precisam de uma visão mais ampliada, mais sistêmica de gestão do ponto de vista estratégico, está muito preso em uma área só, e é incapaz de ter essa interlocução com a organização.
Estratégia não é unicamente planejamento estratégico, precisa ampliar ideia de estratégia. Empresas de pequeno porte muitas vezes não existem um planejamento formal, a estratégia está na cabeça, às vezes mal formulada, mal resolvida e vai acontecendo no longo do caminho.
Como uma organização é desenhada, funciona, é composta por:
Pessoas: Uma organização não é somente pessoas, são processos, infraestrutura e tecnologias.
Estrutura: O que envolve? Dividir o trabalho e coordenar atividades, alinhar para que funcione.
Elementos de contexto: tem haver com ambiente, relações de poder e com idade e tamanho da organização.
Organizações seguem objetivos estratégicos diferentes, tem organizações que perseguem estratégias para ciências operacionais, estratégia cujo foco é inovação, gerando produto, processo e tecnologia, organizações que seguem um misto das duas e as pequenas organizações que seguem estratégias que estão apenas na cabeça, que não estão documentadas.
Quanto maior uma organização mais formalizada será sua estrutura, suas normas e procedimentos, e quanto mais velha uma organização também passa a se tornar mais conservadora, mais rígida em suas decisões.
Teoria organizacional que fala sobre ambiente é uma das últimas teorias da administração, teoria contingencial, que diz que decorre nas organizações vem de fora, vem de seus ambientes, por isso importância de olhar pra essa variável.
Os bons modelos organizacionais são baseados no conhecimento e tem quatro pilares de sustentação.
Formular estratégia;