Modelos históricos de estado
O Estado, que conhecemos hoje, se define através de três elementos: povo, território e poder político. O povo é um conjunto de pessoas que estão vinculados ao estado e está normalmente associado a uma nação; as nações politicamente organizadas por leis vivem sob a proteção do Estado, e é com ele que se vai firmar o Contrato Social em defesa das pessoas e de seus bens. A palavra território refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, uma pessoa ou um grupo de pessoas. E o poder político é a possibilidade que o estado possui para obrigar pessoas a fazer ou não fazer algo, tendo como objetivo o bem público.
O aparecimento histórico do Estado.
Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss designa “conjunto das instituições (governo, forcas armadas, etc) que controlam e administram uma nação com estrutura própria e organização”. O Estado é designado como coisa pública, comunidade, soberania e nação. Segundo Bobbio, a palavra foi utilizada pela primeira vez com seu sentido contemporâneo, no livro Arte de Guerra, do imperados e general que fundou a dinastia dos Sun Tzu.
O Estado é organizado politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido onde normalmente a lei máxima é uma constituição escrita, dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. O Estado também é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio da violência legitima.
Sociedade Políticas pré-estatais.
Partindo do pressuposto de que desde as civilizações mais primitivas de que se tem noticia verifica-se que o homem desenvolveu alguma forma de organização da vida social, pode-se traçar, com base na espécie de poder capaz de impor a ordem social, três fases evolutivas dos agrupamentos sociais, cada uma das quais, organizadas de uma maneira típica. O Estado, como forma de sociedade política também tem outras