Modelos de turismo
Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”
Campus Experimental de Rosana – Turismo
Docente: Renata Ribeiro
Disciplina: Geografia do Turismo
Discentes: Alisson Marques Martins Rodrigo Pessanha
Modelos de Turismo
Rosana/2012 1) Apresentar conceitos do tema;
Modelo de Mariot: Esse modelo se trata de três rotas com o objetivo de vincular um local de partida(origem, onde há uma residência fixa) a um destino, normalmente turístico, tendo essas rotas vias de acesso e uma de retorno, e ainda uma terceira rota onde essa terceira seja uma rota mais recreativa com opções de instalações turísticas;
Modelo de Campbell: Esse modelo traz a importância do percurso e da estada. O excursionista é um exemplo, já que da a mesma importância a rota e ao ponto turístico.
Modelo de Greer e Wall: Esse modelo traz como foco as viagens em família, e normalmente tem um período mais curto(um final de semana por exemplo), porém essas viagens podem acabar tornando-se rotina, e assim muitos turistas adquirem uma segunda casa(casa de veraneio) deixando de se tornar uma viagem turística.
Modelo de Miossec: Esse modelo diz que é definido pelo local, trata-se de localidades com um baixo custo de vida, laços históricos e um clima favorável, e que nessa localidade contenha um ou mais resorts, isso se da já que o cliente do resort já sabe que não irá precisar de nada para realização do seu lazer de fora do resort, isso pelo fato do resort já possuir diversos atrativos turísticos.
Modelo de Thurot: Turistas de uma origem (A) para um determinado destino (B) gerando um destino (C), que não emitem turistas, porém recebe.
Modelo de Ludrgen: Esse modelo seria áreas urbanizadas que contenham grande fluxo turístico pelo fato de ter diversos atrativos turísticos, atendendo os desejos dos residente e principalmente dos turistas.
Modelo de Pearce: Seriam cidades que além de servirem