Empreendedorismo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CLÁUDIA AMARAL DE ALMEIDA SILVA
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES.
São Francisco - MG
2010
CLAUDIA AMARAL DE ALMEIDA SILVA
A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO E DO PLANO DE NEGÓCIOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Empreendedorismo e Plano de Negócios.
Orientador: Prof. Larissa Zamarian Ducci
São Francisco - MG
2010
PRIMEIRA PARTE
01- Mencione a origem do termo empreendedorismo e os pioneiros na utilização do termo. Não se esqueça de associar as diferentes utilizações do termo ao economista que a citou.
O termo empreendedor vem da palavra francesa “entrepreneur” e significa aquela pessoa que dá início a alguma coisa nova assumindo a responsabilidade pelos riscos. No século XVII Richard Cantillon criou o termo empreendedorismo, conceituando empreendedor como a pessoa que assume riscos e o capitalista como fornecedor de recursos financeiros. Jean-Baptiste Say no século XIX definiu empreendedor como aquele que movimenta o capital de uma área de pouca produtividade para outra de maior perspectiva de resultado e lucratividade. Todavia foi o austríaco Joseph Schumpeter no século XX quem associou claramente o empreendedorismo à inovação, definindo o empreendedor como o sujeito que aperfeiçoa ou revoluciona o método “criativo-destrutivo” do capitalismo por meio da criação de nova tecnologia ou do melhoramento de uma técnica antiga, ou seja, inovando. Para ele o empreendedor cria inovações que tenham a perspectiva de obter lucratividade assumindo para