Modelos de Propagação de Sinal
Abstract. This meta-paper describes the style to be used in articles and short papers for SBC conferences. For papers in English, you should add just an abstract while for the papers in Portuguese, we also ask for an abstract in Portuguese (“resumo”). In both cases, abstracts should not have more than 10 lines and must be in the first page of the paper.
Resumo. Neste trabalho foi utilizado um modelo matemático para simular a irradiação de um sinal e a maneira que o mesmo se propagam em diferentes ambientes, para melhor visualização o mesmo é apresentado utilizando o Google Maps mostrando a área que o espectro cobre conforme sua configuração.
1. Introdução
Em sistemas sem fio, a comunicação entre dois ou mais pontos estar sujeita a três componentes, cada qual com suas características particulares: um transmissor/receptor, o meio de propagação pelo qual o sinal viajará e um dispositivo responsável por irradiar no ambiente as ondas eletromagnéticas, também conhecido como antena.
A antena é a responsável pela transformação da energia eletromagnética até então guiada por uma linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada (isso para caso de transmissão) e também pela absorção de ondas eletromagnéticas (no caso da recepção).
Nosso modelo se baseia em um sistema de irradiação omnidirecional, ou seja, o sinal se propaga em todas as direções.
2. Modelo de propagação no espaço livre
Os modelos de propagação determinam o valor da intensidade da potência do sinal recebido pelo receptor a determinada distância do sinal. Com esses modelos é possível calcular e estabelecer a zona de cobertura do sistema de comunicação. O modelo mais simples que podemos ver é o modelo de propagação em espaço livre, que não depende de variáveis do ambiente onde o sinal se propaga por este motivo ele é dificilmente utilizado em situações reais.
Neste modelo, a perda de potência (em dB) é calculada pela