longley
Esta ubiquidade das comunicações apenas é possível devido ao facto de existirem múltiplos operadores que oferecem este tipo de serviço. Também não deveremos esquecer as diferentes redes sem fios locais, como por exemplo a eduroam, que permite o acesso em qualquer lado, dentro dos campus universitários.
Todas estas redes exigem um trabalho prévio de planeamento, que na maioria das vezes é feito recorrendo a ferramentas de análise e simulação da propagação das ondas electromagnéticas.
Apesar de já existirem actualmente várias aplicações para esta finalidade, estas nem sempre são capazes de suportar vários modelos de propagação das diversas zonas (rural, suburbana, urbana), bem como não são de fácil acesso (acesso aberto), nem são compatíveis com os diversos sistemas operativos.
Este projecto tem como objectivo a implementação de uma aplicação para o estudo de redes sem fios, que permita a análise e obtenção de resultados dos diversos modelos de propagação de radiofrequências (propagação em Espaço livre, Gume-de-faca, Obstáculo arredondado, Egli,
Terra plana, Okomura-Hata).
A aplicação será desenvolvida utilizando a tecnologia Java, recorrendo a API Java 2D, de modo a facilitar a compreensão visual por parte dos utilizadores (parte gráfica). Esta aplicação servirá também para o estudo da propagação de radiofrequências, recorrendo aos modelos de propagação referidos anteriormente, bem como servirá de ferramenta de estudo para futuros alunos no leccionar das diversas unidades curriculares relacionadas.
Palavras-chave: Comunicações sem fios,