Germinação de sementes de pupunha (bactris gasipaes kunth.)
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
ENGENHARIA AGRONÔMICA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PUPUNHA (Bactris gasipaes Kunth.)
Revisão apresentada pelos alunos ANDERSON ANDREY, JUSSANDRO KOCHEMBORGER, LUCAS MARTINS LOPES e RAYANY ANDRADE à disciplina Tecnologia de Sementes sob orientação do Professor Humberto Antão.
Rio Branco – Acre
12 de Maio de 2011 Introdução A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth.) é uma espécie tropical originária do continente americano, pertencente à família das Arecáceas (Palmáceas) e cultivada há séculos pelas populações indígenas. No Brasil seu habitat natural é a Região Amazônica, e seus frutos fazem parte da dieta alimentar dos povos da Região Norte.
A pupunha vem despertando acentuado interesse por parte dos agricultores devido as suas múltiplas possibilidades de utilização. No interior da Amazônia, a pupunha constitui-se em uma valiosa e versátil planta de subsistência. Dela podem-se obter frutos para consumo direto, para fabricação de farinha de utilização humana ou animal, óleo, além do palmito, que é de excelente qualidade (Clement & Mora-Urpi, 1987).
No entanto, os conhecimentos sobre a fisiologia da germinação dessa espécie são ainda limitados, sendo essenciais para o desenvolvimento de tecnologias favoráveis à produção e à conservação de suas sementes. Sementes de Bactris gasipaes foram classificadas como recalcitrantes (Ferreira e Santos, 1992). As sementes recalcitrantes apresentam teores de água definidos como críticos, abaixo dos quais a viabilidade é reduzida.
Pinheiro & Araújo-Neto (1987) defendem que estudos descritivos da germinação de sementes de palmeiras são importantes para o conhecimento completo do processo germinativo e básico para o desenvolvimento técnico eficiente de produção de mudas.
1. Período de Germinação
O período de germinação das sementes de pupunheira é longo e irregular, sendo iniciada aos 1-2