Modelos de liderança
Liderança é a capacidade que um indivíduo possui de influenciar um grupo ou de uma equipe de trabalho a fim de alcançar objetivos e metas específicas. Ela difere do gerenciamento no que diz respeito a liderar que, na verdade, é uma das tarefas do trabalho de administrar e possui também um estilo de decisão diferenciado.
Alguns líderes autocráticos tomam todas as decisões pela equipe de trabalho. Outros assumem papel liberal e permite que os seus liderados façam o que quiserem. Outros, ainda, demonstram-se democráticos e trabalham ativamente com seus subordinados assegurando-lhes uma oportunidade de participação nas decisões.
A influência citada acima pode ser proveniente de um alto cargo hierárquico. Tal cargo é atribuído a um alto grau de autoridade, pois um indivíduo pode ser um líder só pelo fator “cargo” em que ocupa na organização. Pelo fato da liderança estar associado a administradores, o sucesso de uma liderança eficaz não está assegurado.
A liderança pode ser exercida tanto por uma pessoa que faz parte do grupo ou por indicação de alguém da estrutura formal da empresa.
A principal fonte de contribuição para que se entenda a liderança deve-se ao reconhecimento da necessidade do desenvolvimento de teorias contigenciais onde pode ser incluído o fator situacional, ou seja, a estrutura da tarefa do trabalho, personalidade, experiência e capacidade.
Este artigo tem o objetivo de mostrar que líderes eficazes teem de desenvolver relações à base de confiança com seus liderados, uma vez que as organizações se tornaram instáveis, onde a burocracia está sendo substituída por laços de confiança. A relação entre líderes e seguidores pode afetar os comportamentos e os estilos de decisão do líder, e, por outro lado, a eficácia do líder, pois este detém grande poder de oposição, onde a estrutura da tarefa é alta e as relações entre lideres e liderados estão baseadas na confiança e no respeito. Onde não há este elo forte, pode se mostrar uma situação