Modelos de gestão
Comum a todas as Empresas do Grupo Votorantim, o modelo de governança e gestão tem como foco o crescimento sustentado de longo prazo, amparado por três pilares estratégicos:
Gestão operacional
As operações industriais são conduzidas sob o Sistema de Gestão Votorantim (SGV), que agrega as melhores práticas de todas as Unidades. Seus objetivos são a obtenção de resultados, a integração de um modelo capaz de atender às necessidades dos diferentes públicos, a manutenção de linguagem única e a perenização do conhecimento.
Crescimento
Expansões, otimizações de ativos e aquisições são os meios pelos quais o Grupo assegura seu constante crescimento. Soma-se ainda a diversificação – geográfica e de negócios –, que constitui o caminho para a redução de riscos.
Desenvolvimento de pessoas
O Grupo investe na atração, retenção e manutenção de pessoas preparadas para o crescimento e que combinem potencial, desempenho e interesse na oportunidade de viver desafios de diferentes naturezas. A elas oferece oportunidades de formação e capacitação, centralizadas no Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV), que é um conjunto de ações que, de forma integrada, promove, sustenta e acelera o desenvolvimento dos funcionários. Foi estruturado de acordo com o perfil profissional desejado pelo Grupo e tem como base os Valores e as estratégias dos negócios Votorantim.
Quando criado, o SDV destinava-se somente a líderes: era o Sistema de Liderança Votorantim (SLV). Em 2007, evoluiu e passou a envolver também outros níveis funcionais.
Entre os principais objetivos do SDV estão promover a constante disseminação dos Valores do Grupo (jeito de ser e de agir); desenvolver uma cultura voltada à gestão de pessoas, excelência das operações e com foco nos resultados; permitir o melhor uso do capital humano; e garantir o número necessário de pessoas com perfil adequado ao plano de crescimento do Grupo.
Uma das principais ferramentas