Locução prepositiva
Duas ou mais palavras empregadas com valor de preposição constituem uma locução prepositiva: ao lado de, além de, depois de, através de, dentro de, abaixo de, a par de.A locução prepositiva sempre termina por preposição.
Exemplo: Antes de sair, feche portas e janelas.
COMBINAÇÃO E CONTRAÇÃO
As preposições a, de, em, por, para e com podem ligar-se a outras palavras (artigo, pronome ou advérbio), formando combinações e contrações.
Combinação - ocorre quando não há perda de fonema na ligação entre a preposição e o artigo ou entre a preposição e o advérbio.
Ex: a) De manhã ela enviou o bilhete ao marido. Ao = Preposição a +artigo o b) Eu gostaria de saber aonde ela quer chegar. Aonde= Preposição a + advérbio onde
Contração- ocorre quando há perda de fonema na ligação entre a preposição e o artigo, entre a preposição e o pronome pessoal, entre a preposição e o pronome demonstrativo ou entre a preposição e o advérbio.
Ex: a) O carro do meu irmão veio com defeito de fábrica. Do= preposição de+artigo o b)As cartas e as fotografias estão nesta caixa antiga. Nesta = preposição em + pronome demonstrativo esta c)Ela não para de falar nele. Nele= preposição em + pronome pessoal ele d)Pode deixar que eu continuo a varrer daí para frente. Daí= preposição de + advérbio aí
Quando a preposição a se une ao artigo a ou aos pronomes a, aquele, aquilo, ocorre um tipo especial de contração, denominado crase. Na escrita, a crase é indicada com o acento grave (`).
Ex: a) Fomos à feira de livros promovida pela biblioteca de nossa escola. À= preposição a + artigo a b) O conferencista referiu-se àquele assunto que estudamos hoje. Àquele = preposição a + pronome demonstrativo aquele
CONTRAÇÃO