Modelos de gestão escolar
O conceito de Gestão Escolar é de extrema importância para que se tenha uma escola que atenda às atuais exigências da vida social de que é formar cidadãos, com isso considera-se que o papel do gestor é muito importante para que atinja o objetivo esperado e para o bom funcionamento da escola. Então neste modelo verificado as características atentam para uma administração eficiente.
Dispor de mais de uma pessoa com autonomia para resolver questões burocráticas e administrativas; atribuir responsabilidades diversas descentralizando o poder de decisão para a gestão e planejamento escolar, delegar tarefas as pessoas consideradas qualificadas, técnicas e capazes de assumir determinadas funções específicas assim distribuir melhor a organização (inspeção, condições estruturais, documentos, matrículas, PPP, enfim toda a burocracia escolar).
É de suma importância atribuir funções e responsabilidades concernentes a cada profissional para o sistema como um todo funcione bem, assim como o gestor deverá acompanhar de perto toda a sua equipe, coordenadores, supervisores, docentes e auxiliares suplantados conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A administração deve ser democrática, descentralizada e participativa.
Pode-se afirmar ainda que a globalização mudou a forma de organização e gestão do trabalho, cujas repercussões se fazem evidentes na gestão escolar que induzem a administração escolar a descentralizar e desburocratizar o trabalho escolar. Essas questões com a participação da sociedade/comunidade torna a gestão escolar mais flexível e