Informática na educaçã
Kari Daniele Flores Carneiro
Profº Hermínio Kloch
Cento Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED5171) – Informática Básica e Tecnologias na Educação
18/04/08
RESUMO
O conhecimento tem se multiplicado velozmente. Saímos da era oral, onde se passava o conhecimento de pai para filho, passamos pela era da escrita, com grandes bibliotecas e arquivos impressos e chegamos à era digital, onde o armazenamento de informações se multiplicou grandemente, assim como o acesso à informação se tornou rápido, fácil e acessível à maioria. O computador entra então na escola, para somar conhecimentos e facilitar o aprendizado. Estamos vivenciando um novo renascimento na educação, o nascimento digital.
Palavras – chave: Tecnologia; Educação; Escola.
1 INTRODUÇÃO
A escola ao introduzir o computador como um meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um artigo de luxo, criando assim adultos egoístas e anti-sociais. Ela deve buscar neste, um meio de desenvolver cidadãos mais críticos, sociais e independentes, repensando assim o seu papel frente às novas tecnologias. Sendo assim a informática na escola é fundamental, tanto para os alunos quanto para os professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo, pesquisa e comunicação.
Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar-se é transformado através do diálogo com outros alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. (VEIGA, 2001, p. 01).
2 AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NAS ESCOLAS
A informática quando adotada nas escolas deve