Modelos de Formatação ABNT
Citações são o uso autorizado de pequenas partes da obra de outros autores com os devidos créditos. Por se utilizarem de uma cópia quase literal da obra de outros autores, os créditos são dados diretamente no local onde foi inserida, e não somente nas referências.
1 CITAÇÕES
Menção feita no trabalho, mas que foi elaborada por outro autor e, consequentemente, extraída de outra fonte de informação. As citações podem apresentar três formas: Citações diretas; Citações indiretas; Citação de citação.
1.1 Citações diretas
É a cópia literal de um texto. As transições de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas. As transições de texto com mais de três linhas devem ser apresentadas com 4cm da margem esquerda, letra menor do que a do texto e sem aspas. Caso a obra citada tenha mais de três autores, deve se apresentar somente o nome do primeiro autor seguido do termo “et al”.
Exemplos:
“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.
“As propostas de melhorias de processo e tecnologia são coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153).
1.2 Citações indiretas
Apresenta a ideia de outros autores utilizando as palavras próprias. Se torna opcional o indicativo da página nesse caso. Caso o texto estiver em outra língua, deve se incluir o termo “tradução nossa” nos parênteses referentes a citação.
Exemplos:
Um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados (LANCASTER, 1993, p. 73).
Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche