PAISAGISMO
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL
PRONATEC - SISUTEC
PAISAGISMO
Volta Redonda, 2014.
Árvores
Abacateiro
Nome popular: Abacateiro.
Nome cientifico: Persea Americana.
Luminosidade: Pleno sol, é uma planta típica de clima tropical, que se adapta com facilidade aos climas subtropical e equatorial.
Porte: Até 20 metros de altura.
Frutos: Quase o ano todo, é um fruto comestível, e são conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana.
Reprodução: O Abacateiro é uma planta que pode se reproduzir de 02 (duas) formas:
Através das Sementes – a planta se propaga através do plantio da semente (caroço) que vem dentro do abacate;
Através de Enxertia – no processo de reprodução por enxertia, junta-se o tecido de duas plantas de duas plantas, para que a planta enraizada (conhecida por cavalo), possa nutrir o enxerto que irá gerar flores e frutos. O método de reprodução por enxertia é bastante utilizado para fins comerciais, para que as espécies sejam mais resistentes as pragas e intempéries.
Classificação Científica
Reino: Plantae.
Divisão: Magnoliophyta.
Classe: Magnoliopsida.
Ordem: Laurales.
Família: Lauraceae.
Gênero: Persea.
Espécie: P. Americana.
Ipê-Branco
Nome popular: Ipê-branco.
Nome cientifico: Tabebuia Roseoalba.
Luminosidade: Sol Pleno, encontrado no Cerrado, onde o clima é Subtropical e Tropical.
Porte: Alcança de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro. Dotado de copa alongada, possui um tronco ereto medindo de 40 a 50 cm de diâmetro, com casca suberosa e superficialmente fissurada.
Frutos/Flores: Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro. Fica totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por