Motivação
CONCEITOS E TEORIAS
MOTIVAÇÃO CONCEITOS E TEORIAS
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como intuito esclarecer algumas dúvidas sobre motivação. Como sabemos, motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinadas meta. Os três elementos básicos da motivação é: intensidade, direção e persistência.
A década de 50 foi um período frutífero para o desenvolvimento de conceitos sobre motivação. Quatro teorias foram formuladas nesse período e, embora sejam muito criticadas hoje e questionáveis em sua validade, ainda são provavelmente as mais conhecidas e estudadas sobre motivação de trabalhadores.
Como você verá no decorrer desse trabalho, outras explicações mais válidas sobre a motivação foram elaboradas desde aquela época, mas devemos conhecer as primeiras teorias por, pelo menos, duas razões: (1) elas representam os fundamentos sobre os quais as teorias contemporâneas se desenvolveram e (2) alguns gestores ainda utilizam esses conceitos e sua terminologia para explicar a motivação de seus funcionários.
Apesar das teorias apresentadas, serem muito conhecidas, infelizmente não resistiram a uma análise mais detalhada ou perderam sua aceitação. Em comparação, existe uma série de teorias contemporâneas que possuem uma coisa em comum: cada uma tem um razoável grau de validação empírica. É o que veremos adiante.
2 MOTIVAÇÃO
2.1 DEFININDO MOTIVAÇÃO
Definimos motivação como o processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta. Embora a motivação, de maneira geral, esteja relacionada ao foco aos objetivos organizacionais, para refletir interesse especifico no comportamento relacionado ao trabalho.
Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade,