Modelo de formatação ABNT Trabalhos acadêmicos
Ingrid MOREIRA
Bianca CARVALHO
Nathana BARBOSA
Jaine SILVA
Thamirys DUBEAU
Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, SP
RESUMO: As questões sobre preservação dos patrimônios surgiram no século XIX, quando a França s preocupou com a permanência dos monumentos sobreviventes à Revolução Francesa. Questões essas que se espalharam pelo mundo e se tornou imprescindíveis na constituição política de qualquer País, sendo assim o patrimônio passou a ser de interesse comum.
Palavras-chave: patrimônio; preservação;
1 INTRODUÇÃO Analisar as chamadas cartas patrimoniais
ns e
2 Recomendação de Paris Paisagens e Sitios -Dezembro de 1962
É de fundamental importância a participação de órgãos responsáveis pela vigilância em relação a locais de caráter único. O Iphan tem grande importância para salvaguarda desses locais, mesmo que o órgão não consiga acompanhar todos os ocorridos com as áreas ameaçadas, há orientação, prevenção e correção de locais que possam ser prejudicados.
Paisagens e Sítios têm grandes significados para o homem, para a história, cultura e estudos. Infelizmente a sociedade não tem a cultura, tão pouco o conhecimento legitimo de tais locais.
O Iphan defende não somente paisagens naturais, rurais ou urbanos, mas também locais feitos pelo homem. Proíbe e pune construtoras responsáveis por construções que atinjam locais protegidos pela lei. As construções deveriam ser bem estudadas para que possam se identificar com a paisagem em volta, e de forma a não atrapalhar a natureza e seu crescimento.
O maior problema para que ocorra de forma efetiva a salvaguarda desses locais, é a falta de conhecimento da população, e a falta de fiscalização e punição aos responsáveis.
Paisagens e sítios devem ser protegidos independendo de sua grandeza física, sua salvaguarda e importante para o futuro das gerações, estudos do passado e a beleza de suas paisagens naturais.
A 12ª Conferência Geral da UNESCO resultou na Recomendação para a salvaguarda da