Relatório de soldagem
TEMA: Atividades práticas soldagem TIG
INTRODUÇÃO
O processo de soldagem TIG, é um processo de soldagem a arco elétrico, utilizando um eletrodo não consumível de Tungstênio podendo se utilizar a adição de material ou não,nesse caso o nome dado é solda autógena.
Esse relatório tem por objetivo descrever o passo a passo do processo, desenvolvido durante as aulas praticas. Parâmetros utilizados, dificuldades encontradas e procedimento durante o processo de soldagem TIG
DESENVOLVIMENTO
Equipamentos utilizados:
-Fonte Inversora KEMPPI
Modelo: MASTERTIG AC/DC 2500W
COSΦ=0,9
-Garra polo positivo e negativo
-Bocal de cerâmica
-Eletrodo de tungstênio
-Gás Argônio
-Eletrodo ESAB AWS A5.18 ER70S-3 3,25mm
- Os EPI’s utilizados foram máscara de solda com filtro de proteção UV, casaco de couro e luvas.
A tocha suporta o eletrodo de tungstênio e fornece o gás de proteção de forma apropriada, internamente ele tem ma pinça que serve para segurar o eletrodo e fazer contato elétrico, além do bocal para direcionamento do fluxo de gás.
Consumíveis utilizados no Processo
No processo de soldagem autógena o único consumível utilizado foi o gás de proteção. A principal função de um gás de proteção no processo TIG é excluir os gases da atmosfera que podem contaminar a poça de fusão, o eletrodo e a parte aquecida da vareta de adição. A escolha do gás é importante porque influencia a velocidade de soldagem.
Para realização da solda com metal de adição, foi utilizado metal de adição (ESAB AWS A5.18 ER70S-3 3,25mm(1/8”)),os eletrodos de tungstênio, apesar de não serem propriamente ditos como consumíveis, se desgastam durante o processo, devido à inexperiência do soldador, devendo ser feita a ponta novamente. Gerando desgaste.
Processo
Em primeira estância, foi desenvolvido o processo de soldagem TIG autógena onde não há adição de material ,a solda é realizada com a fusão do próprio metal base,formando a