Modelos de estoque
MODELOS DE ESTOQUE
DANIEL CAMARINHA DA SILVA
BRUNO ARRUDA MARTINS
SIDNEY CAMILLO FILHO
PEDRO NUNES
DIEGO ZAINOTI
TATIANA VAZ LEAL
RIO DE JANEIRO
2011
SUMÁRIO
1. Introdução_______________________________________1 2. Modelo de reposição contínua ______________________2 3. Modelo de reposição periódica______________________4 4. Lote mínimo ou de segurança_______________________5 5. Lotes econômicos ________________________________7 6. Conclusão_______________________________________8 7. Referências______________________________________9
1. 2. INTRODUÇÃO.
Atualmente, as organizações encontram-se inseridas em um cenário de constante procura pela competitividade, conseqüência do processo de globalização de mercados. Assim, as empresas tendem a buscar melhores condições para uma inserção estável e permanente no mercado, se é que isso é possível no atual contexto mundial.
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise teórica sobre os modelos de gestão de estoques, onde serão abordados o modelo de reposição contínua ou modelo do lote padrão; modelo de reposição periódica ou modelo do intervalo padrão; lote mínimo ou de segurança e um breve conceito sobre lotes econômicos.
O método de coleta de dados utilizado neste trabalho provém de documentos eletrônicos obtidos na internet, ou seja, teses, dissertações, e trabalhos disponibilizados por diversos autores para que possamos compreender melhor os modelos de gestão de estoques.
3. MODELO DE REPOSIÇÃO CONTÍNUA.
O modelo de reposição contínua, também chamado de modelo do lote padrão, consiste em emitir um pedido de compras em lotes do mesmo tamanho sempre que o nível de estoque atingir o ponto de pedido. Assim, para a aplicação do modelo deve-se, em primeiro lugar, determinar o lote ou a quantidade a ser comprada, o tempo de atendimento do fornecedor entre o pedido e a entrega, e fixar o estoque mínimo a ser mantido para que não haja falta de produto.
O