Monogrfia - capital intelectual

9797 palavras 40 páginas
SUMÁRIO AGRADECIMENTOS i DEDICATÓRIA ii EPÍGRAFE iii RESUMO iv ABSTRAT v
1. INTRODUÇÃO 1
2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 2
3. ABORDAGEM HISTORICA 3
4. CAPITAL INTELECTUAL E AS ORGANIZAÇÕES 4
4.1 Identificação do Capital Intelectual 5
4.2 Trabalho formador de conhecimento 6
4.3 Capital Intelectual como fator de diferenciação 7
4.4 Desenvolvimento do Capital Intelectual na organização 8
4.5 Gestão do Capital Intelectual 9
5 INTELECTO É O CAPITAL DO FUTURO 10
5.1 Comprometimento e Criatividade 11
5.2 Motivação empresarial 12
5.3 O profissional de Gestão do Capital Intelectual 13
10 CONCLUSÃO 15
11. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA 16 ANEXOS 17

1. INTRODUÇÃO

Desde o início dos tempos, podemos perceber a influência do capital intelectual em todas as ações da vida, nas decisões e até mesmo na sobrevivência da espécie humana, mas somente há alguns anos as organizações e seus administradores vem percebendo sua influência nos resultados empresariais. Drucker (1996) diz que os meios de produção, a base tradicional do capitalismo, estavam agora nas cabeças e não nas mãos dos trabalhadores.

O conhecimento é agora mais preciso que os recursos materiais inventariados num balanço. Os ativos intangíveis como as qualificações de funcionários, a tecnologia da informação e os incentivos à inovação podem gerar resultados imensuráveis em lucratividade para a empresa. Muito mais importante que contribuir para valorização total da empresa, o conhecimento é a base de sua estrutura interna e externa. Investir em capital intelectual é se preparar para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo.

Atualmente dispomos de recursos para tirar proveito mais efetivo das qualidades humanas, além da mera capacidade mecânica de agir, através de um modelo de gestão baseado em conhecimento e aprendizado. Se o pessoal constitui uma vantagem competitiva devemos investir nele, desenvolve-lo e

Relacionados

  • administração
    53088 palavras | 213 páginas