Modelo de gestão de estoques intermediários no processo de fabricação
Os sistemas de Administração da Produção (SAP) são o coração dos processos de produção. Eles são responsáveis por monitorar todo o processo produtivo, desde o planejamento até o processo final. Através dos SAP que as empresas tomam suas decisões de o que, quando, quanto e com o que produzir, para suprir suas necessidades estratégicas.
Os Sistemas de Administração da Produção proveem informações para gerenciar o fluxo de matéria prima, Mao de obra, equipamentos e para garantir que as atividades internas estejam alinhadas com fornecedores e clientes no que se refere a necessidades operacionais.
O ponto chave e usar informações para poder tomar decisões inteligentes, a função dos (SAP) é dar suporte e não tomar decisões ou gerenciar isso cabe ao administrador.
Correa e Gianesi (1996:43) definem, assim, algumas atividades gerenciais típicas que devem ser suportada pelos SAP:
• Planejar as necessidades futuras de capacidade ( qualitativa e quantitativamente) do processo produtivo, garantindo assim a disponibilidade necessária para atender a demanda do mercado e se manter competitivo.
• Planejar os materiais comprados, de modo que esteja disponível na hora e quantidade certa, para atender o processo produtivo não permitindo rupturas.
• Planejar níveis apropriados de estoques, de matéria prima, semiacabados e produtos finais, garantindo que o cliente seja atendido com qualidade e de forma satisfatória.
• Programar atividades de produção, de forma que pessoas e equipamentos trabalhem de forma a evitar desperdício dentro do processo produtivo.
• Ser capaz de reagir eficazmente, de forma rápida e objetiva, quando sair errado durante o processo produtivo.
• Prover informações a outras funções garantindo que todos estejam informados sobre assuntos relacionados a finanças e produtividades da empresa.
• Ser capaz de prometer prazos com precisão ao cliente, e cumpri-los, mesmo em situações adversas e muitas vezes difíceis