Competências aplicadas
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos(saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar uma série de situações.”
“Localizar-se numa cidade desconhecida, por exemplo, mobiliza as capacidades deler um mapa, pedir informações; mais os saberes de referências geográficas e de escala.” Philippe Perrenoud.
“... um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao individuo.” (Fleury).
Há dois tipos básicos de competências:
- Competência organizacional: Conjunto de qualificações e tecnologias essenciais de difícil imitação por parte dos concorrentes e necessárias para atingir os objetivos estratégicos (capabilitys).
- Competência Individual ou humana: Conhecimentos habilidades e atitudes requeridas pelos diferentes níveis de gestão para atingir os objetivos específicos de cada função (comprometimento).
A gestão de competências por competências visa “implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional”.
Pegando numa definição muito simples, pode-se afirmar que gestão de competências é a “capacidade de transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados”.
Toda a pessoa tem habilidades e capacidades. Alguns são suas aptidões e talentos, que podem incluir habilidades musicais (cantar, tocar um instrumento, compor música), habilidades artísticas (desenho, pintura, escultura), habilidades atléticas (correr, saltar, arremessar), ou qualquer outra