Modelos Atômicos
Elaborou sua teoria sobre a matéria, conhecida como modelo atômico de
Dalton. No seu modelo viu que os átomos seriam minúsculas esferas maciças, homogêneas, que não podem ser divididas nem destruídas. Nas reações químicas os átomos continuam inalterados e os átomos com mesma propriedade química formam um elemento químico.
Raios Catódicos
A produção de raios catódicos se dá através de um tubo de Crookes, ou seja, são radiações onde os elétrons saem do polo negativo de um eletrodo, chamado cátodo, e se propagam na forma de um feixe de partículas de elétrons acelerados. Os raios catódicos são fundamentais para o funcionamento de uma TV.
Thomson
Conhecido como modelo do pudim de passas, o átomo segundo ele deveria ser formado por uma esfera de carga elétrica positiva, possuindo elétrons anexos.
Assim a carga elétrica total de um átomo seria nula, pois a carga negativa dos elétrons compensaria a carga positiva da esfera que os contém. O modelo de
Thomson foi abandonado principalmente devido aos resultados do experimento de Rutherford. Bohr
Bohr desenvolveu seu estudo e pesquisa para montar seu modelo atômico baseado no átomo de Hidrogênio. Com base neste átomo (e em comparação ao sistema solar) ele constatou 3 principais coisas:
1) A eletrosfera é dividida em camadas (níveis de energia) que possuem raio e energia definidos (ex: camada K=2 eletrons)
2) Os eletróns se encontram nos níveis com a mesma energia que eles possuem. 3) Para “passear” entre esses níveis, o eletrón tem que dar ou receber uma quantidade de energia que se refere a diferença de energia entre esses níveis.
Além disso, ele viu também que o eletrón orbitava em uma das camadas e a camada mais energizada seria sempre a camada mais