Os Cinco Saberes Do Pensamento Complexo
Pontos de encontro entre as obras de Edgar Morin,
Fernando Pessoa e outros escritores *
Ianára Braga Pimentel PACHECO*
RESUMO
A obra de Edgar Morin aborda a sua mais importa concepção epstemológica, o pensamento complexo. Nele não predomina o raciocínio fragmentador(o modelo mental binário do “ou/ou”: ou sim ou não, ou sul ou norte) Tampouco prevalece o utopismo da primazia do todo( o sistemismo reducionista).Morin denomina o pensamento complexo: o pensamento do abraço, pois deve haver um entrelaçamento entre esses dois modelos mentais. Daí o nome os cinco saberes dopensamento complexo: saber ver, saber esperar, saber conversar, saber amar e saber abraçar, pois dos eles devem estra “abraçados”, entrelaçados.
Palavras-chaves: Pensamento, ver, esperar, conversar, amar e abraçar
1.INTRODUÇÃO Ao longo deste trabalho realizado, discutiremos sobre a obra de Edgar Morin dos cinco saberes do pensamento complexo, no segundo capítulo o assunto é o primeiro pensamento saber ver, no terceiro capítulo é o segundo pensamento saber esperar, no quarto capítulo é o terceiro pensamento saber conversar, no quinto capítulo o quarto pensamento saber amar e por último o sexto capítulo que aborda o pensamento saber abraçar.
2. SABER VER De acordo com o filosofo francês Jean-Paul Charles Aymard Sartre nossa existência é confirmada pelo olhar do outro, ou seja começamos a existir quando o outro nos vê "O existencialismo é um humanismo", Sartre afirma que o ser humano é o único nesta condição; nós existimos antes que nossa essência seja definida. Esse seria um dos preceitos básicos do Existencialismo. Assim, o autor nega a existência de uma suposta "essência humana" (pré-concebida), seja ela boa ou ruim. As nossas escolhas cabem somente a nós mesmos, não havendo, assim, fator externo que justifique nossas ações. O responsável final pelas ações do homem é o próprio homem.
3. SABER ESPERAR Saber esperar