Modelo hidráulico da motivação
O modelo hidráulico da motivação faz uma analogia da força motivacional que existe nas várias espécies animais com um sistema hidráulico de uma residência.
O sistema hidráulico de uma residência pode ser representado da seguinte forma:
Desenhar uma caixa d água com cano de entrada no alto, ladrão do lado oposto mais acima e cano de saída mais abaixo do mesmo lado do ladrão este cano vai até a válvula fechada e torneira.
Esse sistema hidráulico foi utilizado como analogia para compreender processos motivacionais neste caso a água armazenada ou represada na caixa d água representa a variável motivacional. A abertura da válvula que se encontra fechada representa o estímulo sinal. Finalmente a água que sai do sistema representa a resposta ou o padrão fixo de ação.
Esse sistema trabalha de forma dinâmica equilibrando a entrada e a saída de água. Entretanto podem ocorrer problemas associados com o período refratário e o comportamento no vácuo.
Exercício:
Explique como o modelo hidráulico da motivação compreende o período refratário.
Nesse caso abre-se a válvula (o estímulo está presente), entretanto a água não sai da válvula (não há resposta). Neste caso pode-se inferir que a água não saiu ao se abrir a torneira (estímulo sem resposta) porque a caixa d água está vazia (não há motivação).
Neste caso podem existir duas grandes possibilidades: A primeira delas está relacionada com problemas na entrada de água no sistema. Neste caso pode-se imaginar que o sistema ainda é imaturo, que não tenha a capacidade ainda de reservar a água, ou seja, o sistema motivacional ainda não está formado. Uma segunda possibilidade refere-se a problemas na saída da água. Neste caso o sistema pode estar funcionando de forma muito intensa levando à exaustão do sistema. (Período refratário - falta de motivação)
Numa segunda situação (também dois problemas na entrada e na saída) pode ocorrer o chamado comportamento no vácuo. Neste caso observa-se