Modelo empresarial
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL
ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA: O NOVO DIREITO EMPRESARIAL
Professor EAD: Luiz Manuel Palmeira
Professora Tutor Presencial: Mara Lúcia de Araújo Rocha Martins
Uberlândia, ---- de outubro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A introdução deve ser elaborada quando o conteúdo do trabalho e as considerações finais já estiverem prontos.
É a parte do trabalho que introduz o leitor ao tema, deve ser escrita de maneira que forneça uma visão geral do trabalho. É preciso deixar clara a idéia central da pesquisa, para que o leitor tenha noção sobre o conteúdo do trabalho todo.
1. DIREITO COMERCIAL E DIREITO EMPRESARIAL
Em até três páginas, colocar a definição e escrever sobre o Direito Comercial e o Direito Empresarial.
O Direito Comercial
É o segmento dentro da ciência jurídica, entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade do comerciante e de qualquer pessoa, física ou jurídica, de natureza econômica, desde que habitual e dirigida ao fornecimento de bens ou serviços com resultados patrimoniais ou lucrativos, independentemente da nacionalidade das partes, é constituído por várias manifestações jurídicas e independentes. Em síntese, o direito comercial é constituído de várias normas, é o ramo do direito que regula o exercício da atividade comercial.
O Direito Comercial não é imóvel, uma vez que se adapta as necessidades mutáveis, do mercado e da sociedade em geral, sempre respeitados com os princípios básicos: Direito profissional que resolve conflitos dos empresários; Individualista regula relações entre particulares; Consuetudinário tem por base os costumes dos comerciantes; Progressivo evolui com o tempo; E internacionalizado adapta-se ao fenômeno da globalização.
Ha distinção entre dois critérios dentro do direito comercial: