Modelo Elaboracao Trabalho Academico 2013 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇOES FINAIS.........................................................................................5
4 REFERÊNCIAS............................................................................................................6
1 INTRODUÇÃO
A lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96), em sua evolução histórica, colocou em pé de igualdade o Ensino Fundamental e o Médio, compondo as modalidades de ensino que se convencionaram chamar de Educação Básica.
Todo cidadão tem direito a Educação Básica: acesso, permanência e qualidade.
Quanto a esse tripé, a díade acesso-permanência está garantida em quase todos os estados brasileiros, porém, quando à qualidade, pode-se dizer que temos “ilhas de excelência” em âmbito nacional, estadual e municipal. Em algumas, os alunos contam com tamanha diferença de qualidade que, por vezes, parece que estamos falando de dois brasis.
Um dos instrumentos para que a qualidade se faça de fato é o planejamento do trabalho pedagógico. A mudança curricular é uma condição necessária para realizar uma reforma educacional que leve à maior qualidade e contribua para a construção de um desenvolvimento saudável do ser humano em crescimento.
2 DESENVOLVIMENTO Em se tratando das realidades em que a qualidade é levada em consideração, temos o esmero dos profissionais com elemento que é o alicerce, ou melhor, a pedra angular de toda prática pedagógica bem-sucedida: o planejamento.
A todo momento, o ser humano planeja suas ações, suas decisões, seu trabalho, enfim, sua vida.
Com o ofício docente, não é diferente. As boas práticas em sala de aula mostram-se eficientes e eficazes no cenário educacional justamente porque foram planejadas a partir de uma postura reflexiva sobre a prática a ser empreendida.
O planejamento de ensino é a base de todo currículo escolar. Planos de ensino,