Modelo de traÇos - JOVEM ADULTO
Os modelos de traços concentram-se em traços ou atributos mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais, como contentamento e irritabilidade. Estudos baseados em traços constatam que a personalidade adulta muda muito pouco. Os modelos tipológicos identificam tipos ou estilos mais amplos de personalidade; representam como os traços de personalidade organizam-se dentro de um indivíduo. Esses modelos também tendem a constatar considerável estabilidade na personalidade.
Por outro lado, os modelos que focalizam o curso da vida encontram evidências consideráveis de mudanças. Os modelos de crises normativas representam uma típica seqüência de desenvolvimento relacionada com a idade que continua durante todo o ciclo de vida adulto, muito como acontece na infância e na adolescência. A pesquisa sobre crises normativas constatou mudanças importantes e previsíveis na personalidade adulta. O modelo de momento de ocorrência de eventos sustenta que a mudança está relacionada não só com a idade, como também com a esperada ou com a inesperada ocorrência e com o momento de importantes eventos de vida. Esse modelo enfatiza diferenças individuais e contextuais.
Modelo de traços : são atributos mentais, emocionais, temperamentais e comportamentais. pesquisadores do Instituto Nacional de Envelhecimento, desenvolveram e testaram um modelo de cinco fatores, composto por itens que parecem embasar cinco grupos de traços associados (os Cinco Grandes"). São eles:
(1) neuroticismo, é um conjunto de seis traços negativos que indicam instabilidade emocional: ansiedade, hostilidade, depressão, constrangimento, impulsividade e vulnerabilidade. Pessoas altamente neuróticas são nervosas, medrosas, irritadiças e sensíveis a críticas e irritam-se com facilidade
(2) extroversão,