Modelo de Relatório
A introdução é a parte inicial do texto, que contém informações objetivas para situar o tema do trabalho, tais como a delimitação do assunto e os objetivos da pesquisa. A introdução não deve repetir ou parafrasear o resumo, nem dar detalhes sobre a teoria experimental, o método ou os resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações. Esse item do trabalho deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho.
2. OBJETIVO
Descrição sucinta do que se pretende obter com a experiência.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Descrever os procedimentos experimentais realizados no decorrer do estudo (equipamentos, técnicas e processos utilizados). A informação neste item deve ser suficiente de modo que, no caso da experiência vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idênticos.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Relatar os resultados obtidos a partir dos experimentos e dos estudos realizados.
Discutir os resultados com base em autores e pesquisas na área, trata-se portanto de interpretar os resultados dos experimentos. A discussão deve comparar os resultados obtidos em relação aos objetivos pretendidos. A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e não na introdução) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos, através da profundidade com que discutem os resultados obtidos.
5. CONCLUSÃO
Nesta seção são descritas claramente as conclusões retiradas das discussões e dos experimentos realizados no decorrer da pesquisa, e finalizada a parte textual do trabalho. Recomendações são declarações concisas de ações, julgadas necessárias a partir das conclusões obtidas, a serem usadas no futuro.
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
Citar as obras consultadas com base no guia de normas para trabalhos acadêmicos da UFC, disponível no site da biblioteca.
7. APÊNDICES ( Não é obrigatório)
Fotos dos experimentos
FORMATAÇÃO DA PÁGINA
Folha A4