Modelo de relatório
Leitura na escola: livro, biblioteca, biblioteca de classe.
Lílian Lopes Martin da Silva.*
Resumo:
Esta reflexão foi originalmente apresentada a professores da rede escolar do município de
Ponta Grossa/PR, por ocasião da II Feira Municipal do Livro. Procura desenvolver idéias acerca da biblioteca de classe como forma de trabalho eleita para formação de leitores na escola, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa, situando-a brevemente na diversidade de modos que o ensino da leitura já assumiu na escola ao longo do tempo e nas circunstâncias que permitiram o seu surgimento.
Palavras-chave: leitura, biblioteca de classe, escola.
Abstract:
Key-words: reading; school;
1. Nós, professores, temos sido confrontados insistentemente com os desafios da formação dos leitores na escola. Como e quais competências em leitura desenvolver? Como desenvolver o gosto pela leitura? Como tornar interessante o livro? Prazerosa a ação de ler?
Que livros indicar? Como transformar esta atividade em algo com mais sentido para os alunos? Onde buscar respostas para essas questões? Há respostas certas?
Atropelados por essas e muitas outras questões ligadas ao ler na escola, podemos pensar que se houver maior clareza quanto ao quê e ao como fazer, maiores são nossas chances de acertar. Em certo sentido isso é verdade. Quanto maiores forem os nossos recursos materiais e pessoais para organizar o trabalho com os textos escritos, maior a chance de tornar mais adequada, mais consistente e pulsante nossa prática docente como professores de português.
Esta apresentação procura argumentar em favor de uma aula destinada ao ensino de leitura, que é a aula de Biblioteca de Classe, no qual a prioridade não é o desenvolvimento de competências, da fluência na leitura, da intelecção dos textos, do apuro da crítica. Antes, um espaço/tempo curricular que admite a professor e alunos, percursos distintos pelos
•
Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade