Modelo de parecer- desapropriação
Ementa. Direito Administrativo. Desapropriação Indireta. Esbulho Possessório. Ato Ilícito. Incidência do artigo 35, Decreto- lei 3.355. Acolhimento da Pretensão indenizatória.
I – RELATÓRIO
O Sr. Manoel adquiriu dois terrenos do Estado de São Paulo, aquisição essa acompanhada pelos responsáveis competentes para o feito. Ocorre que o Estado de São Paulo tomou a posse dos terrenos para a criação de um parque estadual florestal. Diante disso, o Sr. Manoel... ajuizou uma Ação de Indenização por Desapropriação Indireta em face do Estado buscando seus direitos. Em contestação o Estado de São Paulo alegou que a aquisição do Sr. Manoel seria nula por não respeitar as exigências legais.
É o relatório. Passo a opinar.
II – FUNDAMENTAÇÃO
A Constituição de 1988 consagrou a propriedade como um dos direitos e garantias fundamentais, determinando a legalidade do procedimento expropriatório uma vez respeitados os requisitos e pressupostos legais. O presente caso trata de desapropriação indireta praticada pelo Estado. Vale destacar o artigo 46 da Lei Complementar 101/2000:
“É nulo de pleno direito ato de desapropriação de imóvel urbano expedido sem o atendimento do disposto no § 3º do art.182 da Constituição, ou prévio depósito judicial do valor da indenização.”
Preceitua o artigo 182, § 3º da Constituição Federal:
“ Art. 182 (...)
§ 3º As desapropriações de imóveis urbanos serão feitas com prévia e justa indenização em dinheiro.”
Reforçando esse entendimento, o atigo 5º, inciso XXIV da Constituição Federal, trata da necessidade de um procedimento para a desapropriação por necessidade pública, ultilidade pública ou por interesse social, sempre seguindo os requisitos legais, ou seja, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, resalvando os casos previstos na Constituição.
Diante desse ato eivado de