Modelo de gestão empresa itambé
Este portfólio tem como objetivo descrever de forma clara e sucinta, detalhes importantes para aprimoramento da visão de administradores iniciantes ao abordar aspectos fundamentais na formação de uma organização.
Serão apresentadas aqui, informações como: histórico da empresa, organograma, missão, estilos de lideranças assim como outros temas não meno0s relevantes. A empresa apresentada será a Itambé (unidade de Sete Lagoas), que se trata de uma indústria de laticínios de grande porte, com presença e alguns estados do Brasil.
A abordagem se faz valiosa por se tratar de uma empresa nacional, mineira, surgida de um sistema que trouxe durante décadas, traços do estilo “coronelista” dos antigos latifundiários do nosso país.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 - A empresa
2.1.1 - A história geral
Em 1944, foi fundada a Usina Central de Leite pertencente à Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. Com os representantes de seis cooperativas associadas, localizadas na região de Belo Horizonte em 1948, criou-se a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Leite Ltda. – CCPL. Em 1956, o nome CCPL, foi mudado para CCPR – Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais.
Ao longo dos anos, a empresa começou a crescer, abrindo filiais por várias cidades de Minas Gerais e também em outros estados. Sua trajetória foi: Sete Lagoas em 1957 destinada à produção de leite em pó, manteiga, queijos e doce de leite; outra fábrica em Belo Horizonte em 1972, Brasília em 1975 voltada para a produção de leite in-natura, manteiga e queijo; Guanhães em 1977 para produzir manteiga e leite em pó; Conselheiro Lafaiete em 1980 com a produção de leite em pó e manteiga; Goiânia em 1982 com a produção de leite em pó e manteiga; Piracanunba – Goiás em 1983 com a produção de queijo e requeijão; Pará de Minas em 1996 para produção de iogurte, queijo tipo petit suisse, leite com sabor, requeijão cremoso e leite longa vida; Uberlândia em 2005 com a produção de leite em pó. A