Ensaio de tração
1 Objetivo.................................................................................................................3
2 Fundamentação Teórica.......................................................................................4
3 Materiais e Métodos..............................................................................................5
4 Resultados Obtidos...............................................................................................7
5 Conclusão.............................................................................................................9
OBJETIVO
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material, o mesmo é submetido à força crescente de tração na sua direção uniaxial, para que seja verificado o alongamento e a tensão máxima que ele suporta até seu rompimento, neste caso foi utilizado aço 1020.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Esse tipo de ensaio consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo-de-prova específico até a ruptura. Mede-se a variação no comprimento (l) como função da carga (P). Trata-se de ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido à vantagem de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. Entre as principais, destacam-se: limite de resistência à tração, limite de escoamento, módulo de elasticidade, módulo de resistência, módulo de tenacidade, ductilidade, coeficiente de encruamento e coeficiente de resistência.
Os resultados fornecidos pelo ensaio de tração são fortemente influenciados pela temperatura, pela velocidade de deformação, pela anisotropia do material, pelo tamanho de grão, pela porcentagem de impurezas, bem como pelas condições ambientais.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
• Aço Carbono 1020
• Caneta Esferográfica
•