Nível de influências no processo de compra
O processo de compra organizacional somente pode ser analisado a partir do conjunto de regras estabelecidas pela empresa para a realização dessas aquisições.
Essas regras ajudam a estabelecer parâmetros que devem ser levados em consideração pela equipe de compras para que possam desenvolver um processo decisório mais adequado e mais benéfico para a organização.
Essas regras podem se modificar de acordo com o tipo de compra que está sendo efetuada e o produto que vai ser comprado.
Nível da Organização:
Está relacionada à Estrutura e dinâmica da empresa:
História da empresa, trajetória, ciclos de desenvolvimentos, objetivos e metas, métodos para realizar compras e infraestrutura.
Nível da Analise de Ambiente:
Está relacionada a analise do ambiente interno e externo da empresa
Demanda, Situação econômica atual da empresa, Mudanças tecnológicas inerentes ao negócio, Nível de concorrência e competitividade da empresa, bem como as Variáveis legais e políticas que podem implicar favorável ou desfavoravelmente.
Nível Interpessoal:
Está relacionada aos Participantes dessa transação:
Acionistas, diretores, gerentes, colaboradores ou até mesmo fornecedores e consumidores que participam do processo de negociação ou que de certa forma podem influenciam as decisões do comprador.
Nível Individual:
Variáveis de caráter individual que podem influenciar o processo decisório de compra.
Existem também outras variáveis de caráter mais individual que podem influenciar.
O comprador pode ser influenciado, por exemplo, pelo próprio dono da empresa e todos nós, como indivíduos, devido a nossa idade, nível de instrução, renda, personalidade, assumimos um determinado tipo de comportamento que pode influenciar os procedimentos de compra