Modelo de fichamento Metodologia
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. In: ciência e ideologia. Cap.4 p.66 a 76. Editora Atlas S.A. São Paulo, 1985.
Resumo
Este fichamento tem como objetivo trabalhar o item 4.2, que procura abordar o conceito de ideologia, as suas diversas facetas e seu envolvimento nas ciências sociais como também nas ciências naturais e exatas. Do ponto de vista destas duas ciências, o autor procura mostrar que há uma maior intensificação ideológica nas ciências sociais. Isto porque, nas ciências a ideologia se faz presente em duplo aspecto no pesquisador e no pesquisado.
Por último o autor procura mostrar que por trás da ideologia sempre há o fenômeno do poder.
Citação 1
Conceito de ideologia:
A leitura do texto inicia apresentando o conceito do que seria ideologia. Segundo o autor, ideologia é “um sistema teórico-prático de justificação política das posições sociais”. (p.67)
Citação 2
O poder como instrumento da ideologia:
Após o autor ter apresentado seu conceito de ideologia, ele nos coloca que por trás de toda ideologia existe sempre o “ fenômeno do poder” (p.67). Para o nosso autor não adianta termos um bom argumento se ele não puder se sustentar. E sua sustentação será um atributo do poder.
Citação 3
O fim da ideologia:
Segundo o autor, o fim da ideologia está umbilicalmente vinculado com o fim do poder. Ora o poder é algo que sempre esteve presente no homem. A história não se resume no próprio poder. Como diz o autor: “não há história que não tenha presentado fenômeno do poder” (p.67). Falar no fim da ideologia é falar no fim do poder que seria o mesmo que falar no fim do homem
Citação 4
As faces da ideologia:
Segundo o autor, a ideologia chega a se apresentar sobre diversa facetas todas elas com o proposito de esconder, escamotear ou deturpar a realidade de alguma forma.
A primeira faceta seria do conhecimento objetivado, onde ocorre “uma deturpação da realidade em nível excessivo” (p.68). Esta deturpação pode