Modelo De Desenvolvimento Gil SCRUM
No decorrer de vários anos o desenvolvimento de software cresceu de forma muito acelerada, principalmente pelo fato de que as ferramentas da informática se tornaram presentes em grande parte das áreas de trabalho das pessoas. Quanto mais a informática penetrava no mercado, mais tipos de softwares tinham de ser feitos.
Esta crescente demanda fez surgir uma variedade de estratégias de desenvolvimento de software. Estas estratégias têm como objetivo organizar o projeto de software e o time de desenvolvimento, aumentando a eficácia e diminuindo os prazos e custos destes mesmos projetos de software. As metodologias de desenvolvimento trouxeram uma maior qualidade para o produto final: algo muito importante principalmente quando os softwares são mais complexos e precisam de muita organização para não se tornarem um “monstro” incontrolável.
Alguns dos principais problemas encontrados no processo de desenvolvimento de software: Caos pela mudança constante de requisitos;
Estimativas de tempo, custo e qualidade do produto totalmente irreais;
Os desenvolvedores não sabem exatamente como está indo o andamento do projeto e acabam mentindo ou se enganando sobre seus próprios resultados.
Na onda das metodologias de desenvolvimento de software, algumas técnicas foram criadas com o foco de terminar os projetos de software rapidamente e de forma eficaz.
Este tipo de técnica foi categorizada com o nome de Desenvolvimento Ágil, onde a velocidade e o dinamismo são dois pontos importantes.
Nos modelos de Desenvolvimento Ágil, o principal objetivo é obter um produto rapidamente e com qualidade. Para isto, as metodologias que participam desta categoria de modelos se caracterizam por um gerenciamento de projeto em que um líder de time esteja frequentemente organizando, inspecionando, apoiando e garantindo que o time esteja bem, ao mesmo tempo que os resultados do projeto de software vão atendendo as necessidades do cliente.
O SCRUM é um